Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Evento promovido pela Liga Acreana de Capoeira que custou R$ 300 mil tem capoeiristas trocando chutes e socos

Publicado em

O evento denominado 8º Iê Vem Camará, promovido pela Liga Acreana de Capoeira e realizado nos dias 25 (sexta-feira) e 26 (sábado) de abril, no Horto Florestal, localizado no bairro Conquista, em Rio Branco, foi marcado por polêmicas nas redes sociais após a circulação de um vídeo em que capoeiristas aparecem trocando chutes e socos em uma roda, na presença de crianças e pais de alunos.

O evento, que contou com um investimento de R$ 300 mil, foi viabilizado por meio de um projeto patrocinado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos federais administrados e aprovados pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Nas imagens compartilhadas, é possível ver jogadores aparentemente exaltados partindo para agressões físicas mútuas, com troca de golpes como chutes e socos, o que gerou críticas quanto à condução da atividade e sua adequação a um ambiente familiar. Apesar da intensidade da cena, a Polícia Militar não precisou ser acionada e os envolvidos foram separados de forma pacífica.

Continua depois da publicidade

O vídeo se espalhou pelas redes sociais no fim de semana, sendo compartilhado, inclusive, por participantes do próprio evento. A repercussão levantou questionamentos sobre o uso dos recursos públicos e a organização da atividade.

A reportagem entrou em contato com o presidente da Liga Acreana de Capoeira, Ozéias Figueiredo, conhecido como Mestre Caboquinho. Ele enviou à nossa equipe uma nota de esclarecimento em nome da entidade, que publicamos na íntegra a seguir:

Nota de Esclarecimento da Liga Acreana de Capoeira

Nota da Liga Acreana de Capoeira sobre o vídeo que está circulando nas redes sociais, no qual aparecem alguns capoeiristas demonstrando, em uma das oficinas oferecidas no evento 8° Iê Vem Camará, movimentos da capoeira com fundamentos de luta.

Trata-se do encerramento de uma oficina que tem como finalidade demonstrar e compartilhar movimentos de capoeira com fundamentos de luta, nos quais os jogadores podem aplicar certos golpes em determinadas ocasiões dentro de uma roda de capoeira. Quem não é capoeirista e não conhece a prática pode até pensar que está havendo uma briga ou uma confusão. Mas são situações que acontecem entre dois jogadores profissionais, que demonstram suas habilidades de luta dentro da capoeira.

Antes do momento específico, houve um treinamento focado nesse contexto e, para finalizar, foi realizada uma roda para os participantes aplicarem o treino repassado pelo profissional selecionado para esta oficina. Após o encerramento da roda, os participantes se abraçaram e foram celebrar a homenagem aos seus mestres. Essa parte não aparece no vídeo, pois a intenção é difamar a imagem do evento orquestrado pela Liga Acreana de Capoeira e seus 16 grupos filiados. Foram dois dias de intensos compartilhamentos de conhecimento, atrações culturais e muita energia.

Continua depois da publicidade

Qualquer dúvida sobre esse tema em específico, estamos à disposição para esclarecer.

Atenciosamente,
Liga Acreana de Capoeira

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress