POLÍCIA
‘Fito’, líder de gangue do Equador escapa pela segunda vez da prisão
O líder de gangue mais procurado do Equador desapareceu da prisão onde cumpria pena. Adolfo Macías, conhecido como ‘Fito’ e líder da gangue Los Choneros, uma das mais poderosas do país Ele desapareceu no domingo (7) e ainda não foi encontrado pelas autoridades. Esta é a segunda vez que ele escapa da prisão.
Os responsáveis pela prisão onde o criminoso estava não deram explicações sobre o desaparecimento. A Promotoria do Equador apresentou denúncia contra dois funcionários penitenciários, identificados como Iván AB e Marco AQ, que teriam auxiliado a fuga.
Macías cumpria 34 anos de prisão na penitenciária La Regional, no porto de Guaiaquil (a cerca de 400km de distância de Quito, capital equatoriana), por homicídio e crime organizado. Ele deveria ser transferido a uma instalação de segurança máxima no domingo. A gangue controlada por ele seria responsável, segundo as forças de segurança equatorianas, pelo assassinato do candidato à presidência do Equador Fernando Villavicencio (Movimiento Concertación), que, antes de morrer, havia dito ter sofrido ameaças do grupo