PORTO VELHO (RO), 24 de janeiro de 2026 – Um integrante do Comando Vermelho (CV) que estava foragido da Justiça no Acre foi detido na manhã desta sexta-feira durante uma abordagem no Condomínio Orgulho do Madeira, na capital rondônia. A guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM) responsável pela prisão identificou o suspeito como Avael A. S., de 29 anos, conhecido no meio criminoso como “Trem do Comando”.
Contra o natural de Cruzeiro do Sul havia um mandado de prisão preventiva expedido por participação em organização criminosa. Segundo informações da PM, ele estava em Porto Velho há poucos dias e já vinha atuando a serviço do CV no estado.
A prisão ocorreu quando o suspeito saía do imóvel onde residia no condomínio. A equipe de abordagem foi composta pelo subtenente Da Costa e pelos sargentos Tiago e Teixeira Barbosa, que reconheceram o homem durante a fiscalização de rotina na região.
Em depoimento aos policiais, Avael afirmou ter fugido do Acre devido à intensa pressão exercida pela Polícia Civil e pelo Ministério Público daquele estado. Ele declarou ainda que pretendia se manter em Porto Velho até que a situação voltasse ao controle da organização criminosa na sua terra natal.
Após a detenção, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário de Rondônia. O processo de recabimento para Rio Branco, no Acre, está agendado para ser concluído até a próxima segunda-feira (26).









