POLÍCIA
Fuga em Presídio de Cruzeiro do Sul ocorreu durante visita de crianças; detentos estão feridos

Cruzeiro do Sul, AC – Uma fuga inusitada no Presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, chamou a atenção no último sábado, 6. Oito detentos escaparam do bloco 7 da unidade prisional, em um momento em que familiares, incluindo crianças, realizavam visitas a presos do bloco 8, gerando questionamentos sobre a escolha do horário.
Segundo o diretor do presídio, Elves Barros, a ação dos fugitivos pode ter sido facilitada pelo barulho da chuva na noite anterior, que mascarou a abertura de buracos em duas celas. “Possivelmente utilizaram o barulho da chuva para fazer buraco em duas selas”, relatou Barros. “Eles conseguiram sair de dentro da cela, ocupar a área de banho de sol e pularam o alambrado.”
O diretor informou ainda que os detentos devem estar feridos, devido às concertinas instaladas nos alambrados. “Essas concertinas machucam bastante e a gente entende que eles estejam bem machucados. A gente viu muito sangue pela área onde eles fugiram”, afirmou.
Um dos pontos que causou estranheza foi o fato de a fuga ter ocorrido por volta das 15 horas, durante o período de visitação de familiares e crianças no bloco 8, vizinho ao local da fuga. “O que nos deixa com um ponto de interrogação é o porquê de eles terem fugido justamente no período de visitação de crianças”, questionou Barros.
A direção do presídio informou que um grupo de quatro fugitivos foi avistado na noite de sábado, saindo de uma área de floresta próxima à unidade. Apesar das tentativas de recaptura, eles conseguiram retornar à mata.
Os oito fugitivos pertencem a uma facção criminosa, e as penas somadas de seis deles totalizam 213 anos de prisão, por crimes como homicídio e tráfico de drogas. As autoridades seguem em busca dos detentos.
