POLÍCIA
Indígena de 44 anos é agredido e estuprado em Cruzeiro do Sul
Um homem indígena, de 44 anos, foi vítima de abuso sexual dentro do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, no último domingo (7), no interior do Acre.
O índio foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade após apresentar sangramento decorrente do abuso sexual que sofreu. Ele compartilhou com as autoridades que estava na cela junto com outros quatro indígenas quando o incidente ocorreu. Os agentes penitenciários foram acionados e o encaminharam para atendimento médico.
O diretor do presídio, Elves Barros, informou que o indígena relatou ter sido estuprado e que lhe foi administrado algum tipo de medicamento para induzi-lo ao sono. O caso será investigado para apurar os fatos e identificar os responsáveis, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta a separação dos indígenas dos demais detentos, mantendo-os em grupos.
O delegado Adam Ximenes, responsável pelo caso, ouviu o relato do indígena, que reafirmou ter sido vítima de estupro e também ter sido espancado, perdendo a consciência. Ao despertar, ele estava com sangramento anal. Um exame será realizado para esclarecer se houve conjunção carnal.
O delegado ressaltou que, caso seja comprovado o estupro, o autor será identificado e indiciado por esse crime.