POLÍCIA
Indígenas yanomamis baleados passam por cirurgia e não correm risco de morte
Os indígenas yanomamis baleados por garimpeiros ilegais no último sábado (29/4), em Roraima, passaram por cirurgias e têm quadro de saúde estável. A informação foi divulgada em nota pelo governo do estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as vítimas estão acordadas, com sinais vitais “em pleno funcionamento” e sem risco de morte. Elas estão internadas no Hospital Geral de Roraima.
Os indígenas, que não tiveram identidade divulgada, foram visitados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na noite de domingo (30/4) pelo governador do estado, Antonio Denarium.
Nesta segunda-feira (1º/5), uma comitiva do governo federal chega a Roraima para acompanhar o caso e visitar os indígenas baleados. O grupo deve se reunir com autoridades de Roraima para definir ações de combate aos crimes violentos em garimpos ilegais.
As ministras Nísia Trindade (Saúde), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente) viajam nesta segunda para Roraima. Também integram a comitiva representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrantes de outras pastas da Esplanada, das Forças Armadas e da Polícia Federal.
“O governo de Roraima informa que todas as investigações e demais procedimentos em relação aos fatos ocorridos na Terra Indígena Yanomami estão sendo tratadas pela Polícia Federal e demais órgãos que atuam junto aos povos indígenas e, portanto, não cabe ao executivo estadual relatar sobre quaisquer informações sobre estas investigações”, informou a secretaria de comunicação do estado.