Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Instituto de Identificação emitirá cédulas da nova Identidade aos adolescentes em medidas privativas de liberdade em Rio Branco

Publicado em

Foto: Arquivo.

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio Melo, participará da 2ª edição do projeto “Acolher para Transformar”, com a emissão de 19 Cédulas de Identidade Nacional (CIN). A ação ocorrerá na próxima quarta-feira, 25, e será destinada aos reeducandos do Centro Socioeducativo Aquiri, localizado no bairro Apolônio Sales.

O recurso para a emissão do CIN é oriundo de Varas de Penas e Medidas Alternativas (VEPMAs), ou seja, o uso dos recursos com a Resolução 154/2012, são depositados em conta bancária vinculada as Varas de Execução Penal, pois só pode ser movimentado por alvará judicial, neste caso para benefício do próprio apenado na emissão do CIN.

A ação tem por objetivo possibilitar aos internos acesso ao CIN que é direito e permitindo assim o resgate a cidadania. O novo documento possibilitará que os reeducandos sejam inseridos em cursos profissionalizantes e demais programas sociais.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Diretor do Instituto de Identificação, Junior César, esse trabalho é constante e visa reiterar o jovem a sociedade a partir de uma nova documentação.

“O trabalho de parceria com as instituições governamentais nos possibilita levar ao alcance de todos o atendimento com emissão de cédulas e na promoção de cidadania. A emissão do documento é uma das diretrizes da atual gestão do delegado-geral de Polícia Civil, Henrique Maciel, que prioriza o atendimento respeitando a supremacia do interesse público”, informou Junior César.

A Ação Nacional de Identificação Civil e Documentação de Pessoas Privadas de Liberdade é uma das 28 frentes trabalhadas pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) por meio do programa Fazendo Justiça, uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e importante apoio do Departamento Penitenciário Nacional para incidências no campo da privação de liberdade. O objetivo dessa iniciativa é facilitar o acesso a políticas de cidadania para pessoas que tiveram contato com o cárcere, como inclusão em programas de saúde, educação e trabalho.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress