Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Justiça determina nomeação de 20 policiais penais em Sena Madureira para mitigar crise no Sistema Prisional

Publicado em

Sena Madureira, AC – A Vara Cível da Comarca de Sena Madureira determinou que o Governo do Acre convoque e nomeie, em até 30 dias, pelo menos 20 aprovados no concurso da Polícia Penal para atuarem na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes (UPEM). A decisão, assinada pelo juiz Caique Cirano de Paula, atende a um pedido do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) diante do cenário crítico na unidade prisional.

Inspeções do MPAC, da Defensoria Pública e do Judiciário apontaram um déficit de servidores, violações de direitos básicos e risco iminente à segurança na UPEM. Entre as violações identificadas estão a irregularidade no banho de sol, precariedade no fornecimento de água, problemas na qualidade da alimentação e ausência de equipe de saúde adequada e de um Grupo de Intervenção.

Continua depois da publicidade

O MPAC argumentou que há insuficiência grave de policiais penais na UPEM, o que impede o cumprimento da Lei de Execução Penal (LEP). O concurso da Polícia Penal previa 261 vagas, mas apenas 170 candidatos foram convocados até o momento.

Na decisão, o juiz afirmou que o Judiciário apenas determina o cumprimento de obrigações legais já previstas, destacando a urgência diante do risco à integridade física de internos e servidores. Além da nomeação dos policiais penais, a decisão determina a criação e capacitação de um Grupo de Intervenção, a ampliação das vagas de estudo para os internos e a regularização do banho de sol e do fornecimento de água potável.

Continua depois da publicidade

Em caso de descumprimento das medidas, foi fixada multa diária de R$ 10 mil, limitada a 30 dias. A decisão busca garantir a segurança e os direitos dos internos e servidores, além de evitar a instabilidade interna na unidade prisional.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement