POLÍCIA
Líder criminoso do Polo Benfica, ‘Luiz do Comércio’, é preso após STJ negar recurso

O comerciante Luiz Gonzaga Figueiredo Vieira, de 47 anos, conhecido como “Luiz do Comércio” e apontado como a principal liderança criminosa do Polo Benfica e região ao longo da Rodovia AC-40, foi preso nesta quarta-feira (24) por investigadores da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil. Ele foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Rio Branco para cumprir uma pena de 18 anos e 7 meses.
Considerado um “veterano” do crime com diversas passagens por delegacias da capital acreana, Luiz chegou a ser indiciado no caso dos assassinatos de Vitor Vieira Lima (18), Amanda Gomes de Souza (14) e Isabele Vieira Lima (13) — jovens sequestrados e executados em 2018, quando voltavam da EXPOACRE. Durante o julgamento do Tribunal do Júri, ele foi absolvido por falta de provas, enquanto os demais envolvidos foram condenados a mais de 170 anos de reclusão.
Mais tarde, o Juízo da Vara de Roubos e Extorsões condenou-o por participação em organização criminosa, roubo qualificado, tortura, extorsão e ameaças. Luiz recorreu da sentença ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que negou o apelo. Com o processo transitado em julgado e sem mais recursos possíveis, o juiz Flávio Marinho Mundim, da 2ª Vara Criminal, decretou sua prisão preventiva — mandado cumprido no próprio Benfica, onde ele continuava morando.
A operação marca o fim de um ciclo de impunidade para a figura que dominava o crime na região, trazendo esperança de maior segurança para a população local na época natalina.








