POLÍCIA
Líder do PCC, Marcola é transferido da penitenciária de Brasília para Porto Velho
Chefe da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Marco Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, foi transferido nesta quinta-feira (3) do presídio federal em Brasília para outra instituição prisional, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional – Depen.
A operação de máxima segurança envolveu outros órgãos integrantes da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança e da Secretaria de Segurança Pública como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública.
O Depen informou que Marcola foi levado por motivo de segurança e que as transferências de presos são rotineiras, acontecem por indicação da inteligência penitenciária, que vem a ser essencial na estratégia para o combate ao crime organizado no país.
Ao ser transferido, Marcola estava algemado, usando uniforme dos presos federais e chinelos. Ele foi conduzido por homens fortemente armados até o avião que o levou para o novo destino. De acordo com informações obtidas pela CNN Brasil, a nova instituição prisional é a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. Marcola estava preso em Brasília desde 2019.
O ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Anderson Torres, divulgou no Twitter uma publicação sobre a operação de transferência, descrevendo o ato como de “minucioso planejamento”.