Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Maior contrabandista de armas da América Latina, Diego Dirísio é preso na Argentina

Publicado em

O contrabandista de armas Diego Hernan Dirísio foi preso em Buenos Aires, Argentina, durante uma operação da Interpol. O criminoso é considerado o maior traficante de armas da América Latina.

De acordo com informações divulgadas pela GloboNews, a prisão aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 2, junto com a sua esposa, Julieta Nardi Aranda, também fugitiva da Justiça do Paraguai. Os dois estavam foragidos desde do fim de 2023.

Continua depois da publicidade

Ao canal de notícias, a polícia internacional disse que a captura foi resultado de intensas diligências investigativas e do intercâmbio de informações com a polícia brasileira e argentina. A operação foi em resposta a uma denúncia anônima feita há alguns dias à Divisão de Denúncia de Crimes Federais.

Diego Hernan Dirísio, é considerado o maior contrabandista de armas da América do Sul, segundo a Polícia Federal. O argentino já foi alvo de uma operação da PF, em 2020, que revelou um esquema de contrabando internacional que abastecia facções criminosas no Brasil.

Continua depois da publicidade

Em três anos, estima-se que Dirísio tenha vendido mais de 43 mil armas para facções brasileiras, como o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho. As negociações movimentaram cerca de US$ 240 milhões — aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Segundo as investigações, Dirísio liderava uma “complexa e multimilionária engrenagem de tráfico ilícito” de armas de fogo que atendia a Europa e a América do Sul, a partir de sua empresa IAS, com sede no Paraguai. O Terra procurou a Polícia Federal em busca de mais informações sobre a prisão, mas ainda não obteve retorno.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement