Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Manifestante jogado no chão por PMs em ato de enfermeiros: “Não estou resistindo”

Publicado em

O manifestante preso por desacato durante ato realizado na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta segunda-feira (3/7), não resistiu à abordagem policial. A partir das imagens divulgadas por enfermeiros que participavam do protesto, é possível ver que o homem não apresentou resistência e, em diversos momentos, tenta conversar com os policiais militares dizendo: “Eu não estou resistindo, só quero me levantar”.

Durante as tentativas de conversa, um vídeo mostra um dos PMs colocando o joelho na barriga do manifestante que estava deitado no chão e já imobilizado. Logo em seguida, a gravação mostra o homem, que seria um psicólogo, tentando levantar e caindo no chão em meio aos policiais. Depois, ele é algemado e retirado do local pelos PMs.

Continua depois da publicidade

Os manifestantes que estavam no local se revoltaram com a ação, classificada por eles como truculenta, e tentaram intervir, exclamando frases e palavras como “Respeita a enfermagem” e “Covardes”. No vídeo é possível ver algumas pessoas tentando conversar com os policiais para acalmar a situação.

A Polícia Militar do DF (PMDF) informou que o detido não pertence a nenhum quadro de enfermagem e é morador do Rio Grande do Norte. De acordo com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate), o cidadão preso é psicólogo, mas integrava o ato em solidariedade aos profissionais de enfermagem.

Continua depois da publicidade

O homem foi levado para a 5ª Delegacia de Polícia (área central) e, após pagamento de fiança, foi liberado.

Assista:

Em nota, a PMDF afirmou que existia uma ordem da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) para não haver obstrução de pistas, e um grupo de manifestantes ocupou a via S1 da Esplanada dos Ministérios.

Continua depois da publicidade

Após uma negociação, ainda de acordo com a corporação, “as faixas da direita foram desobstruídas, porém um manifestante voltou a ocupar as vias desobstruídas e incitar outros manifestantes a fazerem o mesmo. Foi solicitado que ele liberasse a via; o manifestante desobedeceu o policial e o empurrou”.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement