Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Médica diz que deixar cabelos soltos no banheiro é perigoso; faz sentido?

Publicado em

A médica Daria Sadovskaya viralizou no Tik Tok ao compartilhar um vídeo em que dá “três dicas” do que não fazer no banheiro. Na gravação, que tem milhões de views e milhares de likes, ela diz que ir ao local com cabelo solto, principalmente ao usar o vaso sanitário, pode levar ao desenvolvimento de espinhas e espalhar bactérias pelo rosto e cabelo.

Ela também aconselha seus seguidores a não deixarem aparelhos de gilete “soltos” no banheiro, e pede que seus followers parem de usar bucha natural. Segundo ela, a lâmina poderia enferrujar e ter mais chances de oxidar ao ficar dentro de um box úmido.

Estas duas outras dicas não chamaram tanta a atenção dos seguidores, que ficaram se questionando sobre a veracidade dos fatos. Em entrevista ao site britânico Need To Know, a médica explicou sua teoria: “A principal razão de usar o cabelo preso no banheiro é para evitar que as bactérias se espalhem. Vocês podem encarar algumas surpresas negativas como a acne se não fizerem isso”.

Continua depois da publicidade

O médico Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é contrário a teoria de Daria. “Não existem evidências científicas que apontem que deixar o cabelo solto no banheiro tenha relação com o surgimento de espinhas e acne”, diz o especialista, que adiciona: “Deixar um cabelo longo solto enquanto se faz as necessidades no banheiro poderia até facilitar a proliferação das bactérias presentes no ambiente, já que com o movimento da cabeça, os cabelos se movem e geram uma movimentação do ar ao redor, porém, as bactérias liberadas quando fazemos nossas necessidades são diferentes das encontrados na pele, além disso, elas não não possuem aderência com a pele ou cabelo, portanto, não faz diferença em relação à acne”.

Deixar o cabelo solto normalmente, contudo, pode sim ter relação com o surgimento de acnes. “O contato frequente do cabelo com a pele do rosto pode transferir a oleosidade natural do cabelo, produtos capilares ou sujeira para a pele. Isso pode contribuir para a obstrução dos poros e para o desenvolvimento da acne”, fala o dermatologista.

Para evitar isto, ele recomenda manter os cabelos limpos e evitar o contato excessivo com o rosto. Além disso, o médico também orienta os pacientes a fazerem limpeza adequada da pele ao acordar e antes de se deitar, utilizando produtos específicos para seu tipo de pele, que poderão ser recomendados por dermatologista após avaliação individualizada; não espremer espinhas e cravos; hidratar a pele com produto específico para seu tipo de pele, sempre com a pele limpa e após o banho; utilizar protetor solar corretamente.

“Para um tratamento adequado é importante consultar um dermatologista, ele irá identificar as principais causas da acne em cada caso e poderá prescrever um tratamento que seja específico para a pele de cada pessoa”, frisa o especialista.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress