Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Médico é denunciado por assédio sexual contra enfermeiras e recepcionistas: “A gente se sente um lixo”

Publicado em

Nesta sexta-feira, 6, foi revelado que o médico Antônio Carlos Lopes, de 78 anos, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, está sendo acusado de assédio sexual por seis mulheres, enfermeiras e recepcionistas. Os crimes teriam acontecido no Vila Nova Star, hospital da Rede D’Or, no Hospital Militar de Área de São Paulo e na clínica de Antônio.

Uma enfermeira identificada pelo pseudônimo Silvana foi abordada pelo médico meses depois de começar a trabalhar no Vila Nova Star. Segundo ela, Lopes pediu para que ela abaixasse a máscara hospitalar. “Queria ver como você é. Bonita, né? Eu não gosto de conversar com as pessoas e não saber como é o rosto delas”, relembrou Silvana para a revista Piauí. “Ele então colocou a mão na minha nuca e alisou o meu cabelo”, contou.

De acordo com uma tenente médica do Hospital Militar de Área de São Paulo, mulheres eram orientadas sobre Lopes. “Teve uma época que a gente orientava as próprias residentes de clínica médica a jamais ficarem sozinhas com ele”, disse ela para a Piauí.

Continua depois da publicidade

O médico, segundo uma das enfermeiras, costuma pegar o crachá das enfermeiras, que fica na altura do peito, e pergunta pelo nome delas. A intenção seria enconstar as mãos nos seios das vítimas. A enfermeira falou ainda sobre uma outra prática de Antônio Lopes. “Ele chegou encostando o pênis no meu ombro, colocando também a mão, como se estivesse olhando os exames. A gente se sente um lixo”.

Em setembro, o Vila Nova Star começou a apurar as denúncias e suspendeu os vínculos com Lopes. O médico nega todas as acusações. “Isso não existe, meu querido”, afirmou para a revista Piauí.

“Sou um dos homens mais estimados na enfermagem, ajudo todas [enfermeiras]. Muitas querem trabalhar comigo no consultório particular. Sou um homem sério, honesto, religioso. Não tenho nada a ver com isso. Dou minha palavra de honra, fraternalmente”, finalizou ele.

Assédio sexual

Previsto no artigo 216-A do Código Penal, o crime de assédio sexual é crime no Brasil. Ele é definido como “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. A pena é de um a dois anos de prisão.

Em caso de violência contra a mulher, denuncie

Continua depois da publicidade

Violência contra a mulher é crime, com pena de prisão prevista em lei. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone (ligando 190 ou 180).Também pode procurar uma delegacia, normal ou especializada.

 

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress