Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Guerra entre facções pode se intensificar no Acre após traficantes do CV e PCC serem expulsos do Peru

Publicado em

Nos últimos meses, tem sido observado um fenômeno preocupante na região do Acre. O Serviço de Inteligência do Acre têm monitorado atentamente o que chamam de “êxodo de traficantes” brasileiros que operam no Peru, especificamente na região de Ucayali. Esses traficantes estão sendo expulsos por uma organização criminosa peruana sediada em Pucallpa, capital de Ucayali, e que está tomando medidas drásticas para eliminar a presença do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC) em seu território. As informações são da Revista Veja.

Os relatórios de inteligência, que são compartilhados entre autoridades peruanas, brasileiras e órgãos de segurança, revelam detalhes sobre esse movimento de expulsão. Os narcotraficantes brasileiros estão sendo forçados a abandonar os campos de produção de cocaína no Peru e atravessar a fronteira em direção ao Vale do Juruá, no sul da Amazônia brasileira. A maioria desses fugitivos são lideranças importantes do CV e do PCC.

O Vale do Juruá, que engloba os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, representa uma parcela significativa do território acreano. Com sua hidrografia propícia para rotas fluviais até Manaus e sua localização estratégica na fronteira com o Peru, um dos maiores produtores mundiais de cocaína, a região se tornou um campo de batalha entre as duas facções criminosas.

Continua depois da publicidade

Autoridades policiais alertam que a presença de líderes do CV e do PCC no Vale do Juruá certamente intensificará o tráfico de drogas e a guerra entre as quadrilhas. Estratégias como o uso de indígenas como “mulas” para transportar drogas entre os dois países são apenas algumas das táticas utilizadas por essas organizações para expandir seus negócios ilícitos.

De acordo com o serviço de inteligência, é fundamental que as autoridades estejam atentas a essa situação e adotem medidas efetivas para combater o tráfico de drogas e garantir a segurança da população. A cooperação entre Brasil e Peru, bem como o fortalecimento das ações de inteligência, são essenciais para enfrentar esse desafio transfronteiriço que afeta diretamente a vida das pessoas e a estabilidade da região.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress