POLÍCIA
Menor pede ajuda em escola após ser agredido e pai e tio presos em Rio Branco

Sebastião Freires dos Santos, 31 anos, Pedro Freires dos Santos, 36, e Maria Eronides Asseno de Araújo, 42, foram presos por policiais do 3° Batalhão na tarde desta terça-feira, 26, no bairro Eldorado. Os crimes incluem tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e agressão física a um adolescente.
Segundo informações dos policiais do 3° Batalhão, confirmadas pelo Conselho Tutelar, o adolescente, que não teve a idade nem o nome revelados, teria sido violentamente agredido dentro de casa por não concordar com o tráfico de drogas e toda a movimentação criminosa na residência.
Ao questionar o pai, Sebastião Freires dos Santos, o menor acabou sendo agredido. Em seguida, o menor foi à escola, onde pediu ajuda e relatou a um professor o ocorrido. Imediatamente, a escola acionou o Conselho Tutelar, que, por sua vez, acionou a Polícia Militar. Os policiais se dirigiram à residência denunciada, localizada no bairro Eldorado.
No local, após informarem sobre o motivo da abordagem e anunciarem que conduziriam o pai à delegacia pela agressão, os policiais pediram autorização para realizar uma revista na casa. Isso porque a denúncia do menor mencionava possível presença de entorpecentes e armas. Durante a busca, foram encontrados maconha em uma sacola plástica e em outro recipiente usado para misturar o entorpecente, além de uma arma de fogo artesanal e munições de dois calibres diferentes.
Na residência, também foram apreendidos dois cadernos com anotações que, segundo a polícia, podem estar ligados à contabilidade do tráfico de drogas. Diante disso, foi dada voz de prisão a Sebastião Freires dos Santos, pai do menor; Pedro Freires dos Santos, tio do menor; e Maria Eronides Asseno de Araújo, que também estava no local. Ambos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), para os procedimentos cabíveis.
De acordo com o comandante de área, tenente Eliabe, “essa atitude da criança é resultado claro de todo um trabalho contra as drogas e das ações de orientação e conscientização realizadas dentro das escolas — sejam municipais, estaduais ou particulares — pela Polícia Militar do Estado do Acre. Um dos projetos, que já tem cerca de 25 anos, é o Proerd”.
Na ocasião, o tenente Eliabe parabenizou a escola pela ação rápida, bem como a atuação da Polícia Militar e do Conselho Tutelar no sentido de proteger a criança e acionar os órgãos competentes para que fossem tomadas as devidas providências.
O Conselho Tutelar informou que a criança agora está sob sua responsabilidade e será inserida em um programa de proteção à vítima.
