POLÍCIA
Moradores do Bairro São Sebastião reclamam da falta de trafegabilidade nas ruas e recolhimento de entulhos pela Prefeitura de Rio Branco
Moradores do bairro São Sebastião, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, denunciam o abandono por parte do poder público municipal. Os problemas são inúmeros, como ruas se transformando em áreas de mata, entulhos, bueiros entupidos, buracos e calçadas inacabadas e deterioradas.
Os maiores problemas se concentram nas ruas da Lua, no cruzamento com a rua 7 de Setembro, e na rua Panamá. Essas três vias, juntas, inviabilizam a trafegabilidade, comprometendo a entrada e saída de veículos como os do Samu, da polícia, ou qualquer outro tipo de veículo de socorro, além de veículos particulares.
A situação é tão crítica que até o Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre, localizado na rua da Lua, pode ter suas aulas comprometidas devido às fortes chuvas e à falta de trafegabilidade.
O descaso é tão evidente que até patos são criados na rua da Lua, como mostram as imagens registradas no local. A Prefeitura está há cerca de 14 anos sem realizar qualquer manutenção na área, e até o recolhimento de entulhos deixou de ser feito.
Os moradores cobram uma posição urgente da Prefeitura de Rio Branco, que, durante a campanha para o primeiro mandato, prometeu cuidar das ruas da Baixada. Até o momento, no entanto, apenas promessas foram feitas, sem nenhuma ação concreta.
Outro problema apontado é a rede de esgoto, que foi instalada de forma inadequada, utilizando tubos de PVC de 150 mm, quando o correto seria o uso de manilhas de 1.000 mm. Além disso, parte das ruas não possui bocas de lobo para escoar a água das chuvas, agravando a situação.
Os buracos, por falta de manutenção, são outro problema visível nas vias públicas. Desde que foram construídas, há cerca de 15 anos, as ruas nunca passaram por recapeamento ou intervenções como operação tapa-buracos. A pavimentação original foi feita com materiais de baixa qualidade, o que contribui para o atual estado de deterioração.
Um exemplo claro de descaso é a rua da Lua, que apresenta uma enorme cratera no meio da via, impedindo o direito de ir e vir dos moradores e inviabilizando o tráfego de veículos.
Os moradores afirmam não saber mais a quem recorrer. Já solicitaram ações da Prefeitura e do presidente do bairro, mas nenhuma providência foi tomada. Muitos, indignados com o descaso, venderam suas casas e se mudaram para outros bairros ou para a zona rural da capital.
“Os moradores da rua da Lua até hoje querem entender por que somente o bairro São Sebastião nunca foi contemplado com nenhuma melhoria”, disse uma moradora, revoltada com a situação.