POLÍCIA
Moradores em situação de rua furtam fios em via pública no interior do Acre
Um trio de ladrões, composto por dois homens e uma mulher, furtou fios e cabos da rede pública na manhã deste domingo (15). O crime aconteceu na Avenida Santos Dumont, ao lado da Igreja Católica de São Sebastião, no município de Epitaciolândia, no interior do Acre.
Moradores da região flagraram o furto e filmaram a ação para servir como prova ao buscar apoio policial na delegacia. No vídeo, é possível ver claramente quem são os envolvidos e também a forma como eles subiram e cortaram os fios de energia elétrica, além de cabos de telefone e internet.
Um dos homens, vestindo a camisa de um time de futebol, chegou a se sentar sobre a fiação para cortá-la, enquanto o outro, embaixo, recolhia o material, separando e organizando para levar a ferros-velhos. O cobre, facilmente vendido nesses locais, tornou-se uma grande fonte de lucro, especialmente para dependentes químicos.
Os moradores reclamam que a maioria dos crimes tem ocorrido durante o dia e, mesmo assim, nem a Polícia Civil nem a Polícia Militar conseguem reduzir as ações criminosas. O prejuízo, segundo eles, é incalculável.
Quando moradores em situação de rua são presos, a Justiça frequentemente suspende os processos e arquiva os casos, já que a maioria é considerada inimputável.