POLÍCIA
Motoboy agride verbalmente idoso após acidente; mas acaba agredido por policial civil em Rio Branco; veja o vídeo

Uma discussão de trânsito envolvendo um motoboy, identificado como Anderson Lopes França, de 19 anos, um idoso e um policial civil terminou em agressão verbal e física na noite deste sábado, 22, em frente a uma distribuidora, próximo a uma açaiteria, na Rua “A”, no bairro João Eduardo, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, o idoso, que é motorista de aplicativo, estava com o veículo parado na rua devido a um problema de aquecimento do motor, quando, inesperadamente, o motoboy colidiu contra o carro. Irritado porque o idoso havia parado o veículo inadequadamente, o motoboy começou a agredi-lo verbalmente e a ameaçá-lo. Um policial civil que passava pelo local, ao perceber a situação, a intimidação e os insultos do motoboy contra o homem, parou, se identificou e resolveu intervir.
Neste momento, o motoboy reagiu verbalmente à abordagem do policial, que estava com a arma em punho apontada para o chão, tentando intervir na situação de ameaça contra o idoso, e começou a xingar o agente de segurança, dizendo: “Foda-se se você é policial”. Diante das palavras de baixo calão, o agente da Polícia Civil reagiu e desferiu no motoboy um chute no estilo muay thai. Após receber o golpe, o motoboy caiu no chão, sentindo dor.
A reportagem entrou em contato com o motoboy, que relatou o ocorrido:
“O homem do carro freou bruscamente, e eu colidi na traseira dele. Neste momento, estacionei minha moto e a coloquei no descanso. O motorista não quis parar o carro, e aí perguntei se ele não iria parar o veículo. Foi quando outro rapaz veio questionar, dizendo que era irmão dele, falando que ele era trabalhador. Eu também falei que era. Durante a conversa, eu me alterei, o irmão do idoso também se alterou, e rolou uma discussão entre mim e ele. Chegou o policial, que não tinha nada a ver com a situação. Em nenhum momento troquei sequer uma palavra com ele. Ele chegou com a arma na mão, dizendo que era polícia, me chutou, e foi nessa hora que o vídeo foi gravado. Em nenhum momento o vídeo foi cortado ou editado, só tem esse vídeo. E a única palavra que troquei com ele foi quando disse que era polícia, e eu respondi que não estava nem aí. Ele chutou, eu fiquei sem ar e me abaixei. Quando levantei, ele me deu um tapa. Tenho testemunhas, tenho provas. Acho que lá na sorveteria tem câmera. Fiquei chateado porque, em nenhum momento, troquei uma palavra com o policial. Eu não falei um ‘A’ sequer com ele, e no vídeo em nenhum momento fui agressivo. Não falei com agressividade, não parti para agressão, e ele chegou e me agrediu”, disse Anderson.
A Polícia Militar foi acionada, e o idoso, o motoboy e o policial civil foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.
O caso deve ser analisado pela Corregedoria da Polícia Civil devido à repercussão do vídeo nas redes sociais.
