Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

MPAC solicita inquérito para apurar falas de filha de secretário do Acre nas redes sociais

Publicado em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou uma notícia de fato criminal e requisitou a abertura de inquérito policial para apurar comentários considerados discriminatórios e preconceituosos feitos pela estudante de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), Su Mesquista, nas redes sociais. A jovem, que é filha do secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) do Acre, Assurbanípal Mesquita, teria publicado os comentários na plataforma “X”, antigo Twitter.

A medida foi tomada pela Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, após ampla repercussão dos fatos na imprensa local. Segundo o órgão, o objetivo é investigar as circunstâncias em que as declarações foram feitas e verificar se há elementos suficientes para caracterizar crime de xenofobia.

Continua depois da publicidade

De acordo com o promotor de Justiça Thalles Ferreira, a investigação busca esclarecer as motivações, o contexto e as condições em que as manifestações ocorreram. “O objetivo da instauração do inquérito policial é apurar quais foram as circunstâncias que essa pessoa praticou esses xingamentos contra os acreanos, e quais foram as motivações, as circunstâncias e as condições que ela praticou a fala, além de apurar se configura crime de xenofobia”, declarou.

A Promotoria lembrou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a reconhecer como crime de racismo os atos que discriminam brasileiros com base em sua origem nacional. A conduta está prevista na Lei nº 9.459/97, que trata de crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Continua depois da publicidade

O MPAC estipulou prazo improrrogável de até dez dias para que o inquérito policial seja instaurado.

Leia também: Após ofender acreanos, filha de secretário se retrata em rede social

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement