Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Na lista dos mais procurados do país, criminoso foragido há quase 20 anos é preso em SP

Publicado em

Forças de segurança capturaram nesta quarta-feira, 7, um dos criminosos mais procurados do país. Jakson Oliveira Santos, conhecido como ‘Dako’, estava foragido há quase 20 anos e era investigado por envolvimento em ‘mega-assaltos’ e nos atentados contra forças policiais de 2006. Ele foi encontrado em Valinhos (SP).

A operação foi realizada por equipes do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da Polícia Militar e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público. O Terra apurou que Jakson foi preso em uma casa de luxo no bairro Vale Verde, na cidade do interior paulista.

Continua depois da publicidade

Com ele, as equipes apreenderam uma pistola calibre .9mm e diversas munições, além de uniformes camuflados, celulares e equipamentos eletrônicos. Também foram encontradas porções de droga e acessórios para fuzil, informou a Polícia Militar. A ação também contou com peritos da Polícia Federal.

‘Dako’, segundo a PM, estava dormindo no momento da operação e não resistiu à abordagem. Promotores do GAECO de Campinas informaram que o criminoso emitiu um documento falso, no qual se intitulava ‘Jakson de Souza’, com o qual tirou uma CNH e criou um CNPJ para uma empresa. Ele vivia uma vida estável e de regalias no interior de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Jakson foi preso em flagrante por uso de documentos falsos, porte ilegal de arma de fogo e porte de drogas para uso pessoal. O criminoso foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia de Valinhos e fez coleta de material genético, que poderá ser usado pelas autoridades para identificar a participação dele em outros crimes.

Foragido desde 2005 

A princípio, investigações indicam que Dako tinha ligações com o PCC e envolvimento em ações de “domínio de cidades”. Ele esteve envolvido em ataques planejados para invadir municípios e já recebeu uma sentença de cinco anos e três meses de prisão por associação ao tráfico.

Continua depois da publicidade

Jakson também é apontado como um dos principais articuladores de um dos núcleos especializados em mega-assaltos e nos ataques contra forças policiais em 2006. Ele também foi denunciado por um homicídio ocorrido em Campinas e tinha mandados de prisão pendentes por roubo.

‘Dako’ chegou a cumprir pena em Minas Gerais por roubo a banco e estava preso por tráfico de drogas na penitenciária de Casa Branca, em São Paulo, mas não retornou após ser beneficiado com a saída temporária, em 2005.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Advertisement