Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Operação apreende mais de 1.000 metros cúbicos de madeira ilegal

Publicado em

Em desdobramento da Operação Metaverso, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreendeu nos últimos dias 1.117 metros cúbicos de madeira ilegal em uma serraria localizada no distrito de Nova Califórnia (RO), nas proximidades da fronteira com o Acre.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão ambiental, essa etapa da operação foi realizada com o apoio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), da Prefeitura de Acrelândia, da Polícia Militar de Rondônia e do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre).

Continua depois da publicidade

A madeira havia sido extraída em áreas de desmatamento ilegal no sul de Lábrea (AM). Os agentes ambientais autuaram o estabelecimento em mais de R$ 2 milhões por funcionar sem licença do órgão ambiental competente e em mais de R$ 500 mil por manter em depósito madeira sem origem legal. O maquinário usado no beneficiamento dos produtos florestais também foi apreendido.

A região de Lábrea está entre as mais desmatadas do Brasil. Cerca de 85% de toda a madeira explorada no município é comercializada por empresas de Porto Velho (RO), principalmente nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, grande polo madeireiro da região.

Continua depois da publicidade

Entre as espécies armazenadas na serraria, agentes do Ibama identificaram exemplares de castanheira (Bertholletia excelsa), árvore ameaçada de extinção que tem o corte proibido pela legislação ambiental.

Em abril, o Ibama havia suspendido cinco planos de manejo na mesma região por fraudes no Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

A madeira apreendida foi doada para instituições públicas.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement