Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Operação conjunta apreende 3,8 toneladas de carne bovina clandestina em Rio Branco

Publicado em

No desenrolar de uma ação conjunta entre o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf), uma operação meticulosa foi realizada em Rio Branco na última quarta-feira. O objetivo era apreender 3.800 kg de carne bovina clandestina que estava sendo comercializada de forma irregular. O trabalho conjunto envolveu a participação da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, bem como das polícias Civil e Militar.

Durante a operação, as autoridades descobriram charques sendo vendidos com rótulos irregulares em uma frutaria, que pertencia ao mesmo proprietário da fábrica em questão. O promotor de Justiça Fernando Cembranel acompanhou de perto a ação, que resultou na prisão em flagrante do gerente e do responsável técnico da fábrica. Ficou evidente que a fábrica estava comercializando charque bovino inadequado para consumo humano, utilizando sal mineral animal e desrespeitando normas básicas de higiene.

A operação teve início após uma denúncia ao Idaf sobre irregularidades em uma marca de charque destinada à merenda escolar de Cruzeiro do Sul. O Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC realizou uma inspeção minuciosa e descobriu que o endereço de fabricação no rótulo era falso. Ao verificar o endereço correto, constatou-se que a produção ocorria de forma precária, com carnes expostas ao ar livre, destinadas ao mercado local e à merenda escolar.

Continua depois da publicidade

É importante ressaltar que a fábrica em questão já havia sido desativada anteriormente. Além da apreensão das carnes, que passaram por perícia da Polícia Civil e foram devidamente descartadas no aterro sanitário, as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal estão empenhadas em recolher o produto em todo o estado, garantindo a segurança alimentar da população.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress