Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

POLÍCIA

Operação conjunta da Força Nacional e PF finaliza retirada de gado ilegal da Terra Indígena Apyterewa, cumprindo determinação do STF

Publicado em

Em uma ação conjunta, militares da Força Nacional e agentes da Polícia Federal finalizaram a retirada do gado ilegal que ainda permanecia na Terra Indígena Apyterewa, lar do povo Parakanã, localizada em São Félix do Xingu, sudoeste do Pará.

Após o término do prazo estabelecido para a saída voluntária de não indígenas da área, aproximadamente 350 cabeças de gado foram apreendidas para cumprir a determinação. Os animais em condições adequadas serão destinados ao abate.

Para viabilizar o transporte do gado, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a aquisição dos bens e serviços necessários, com a ressalva de que parte dos recursos arrecadados com a venda dos animais seja reservada para cobrir custos, especialmente em caso de indenização de propriedades privadas.

Continua depois da publicidade

Essa operação de remoção dos não indígenas do território, coordenada pelo governo federal e iniciada em outubro de 2023, foi uma determinação judicial emanada pelo STF.

Considerada uma das maiores desocupações já realizadas, o objetivo principal era relocar cerca de 2 mil pessoas que habitavam a região desde sua homologação em 2007.

Propaganda
Advertisement