POLÍCIA
Operação conjunta da Força Nacional e PF finaliza retirada de gado ilegal da Terra Indígena Apyterewa, cumprindo determinação do STF
Em uma ação conjunta, militares da Força Nacional e agentes da Polícia Federal finalizaram a retirada do gado ilegal que ainda permanecia na Terra Indígena Apyterewa, lar do povo Parakanã, localizada em São Félix do Xingu, sudoeste do Pará.
Após o término do prazo estabelecido para a saída voluntária de não indígenas da área, aproximadamente 350 cabeças de gado foram apreendidas para cumprir a determinação. Os animais em condições adequadas serão destinados ao abate.
Para viabilizar o transporte do gado, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a aquisição dos bens e serviços necessários, com a ressalva de que parte dos recursos arrecadados com a venda dos animais seja reservada para cobrir custos, especialmente em caso de indenização de propriedades privadas.
Essa operação de remoção dos não indígenas do território, coordenada pelo governo federal e iniciada em outubro de 2023, foi uma determinação judicial emanada pelo STF.
Considerada uma das maiores desocupações já realizadas, o objetivo principal era relocar cerca de 2 mil pessoas que habitavam a região desde sua homologação em 2007.