POLÍCIA
Operação Disciplina: Lideranças de facção presas por homicídio de 2017

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu três líderes de uma facção criminosa em operação denominada “Disciplina”. As prisões são resultado de investigações sobre o assassinato de Tássio Cleiton Barreto Ferreira Alexandrino (“Cássio”), ocorrido em março de 2017, no bairro São Francisco, em Rio Branco.
Dois dos presos, ambos de alta hierarquia na organização criminosa – um deles apontado como o principal articulador e líder atual, e o outro como vice-presidente na época do crime – estavam custodiados na Penitenciária Federal de Brasília e foram presos com o auxílio da Polícia Civil do Distrito Federal. O terceiro envolvido foi preso em Rio Branco.
Cássio foi morto a tiros em 12 de março de 2017 e faleceu no dia seguinte. O inquérito policial concluiu que o crime foi resultado de um “tribunal do crime”, julgamento clandestino realizado pela facção.
O Delegado Alcino Ferreira Júnior, titular da DHPP/AC, enfatizou a importância da operação, ressaltando a persistência das investigações e a mensagem clara de que a Polícia Civil não se esquece dos crimes, mesmo após anos. A operação demonstra o compromisso contínuo no combate ao crime organizado e às facções criminosas no estado. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos e garantir justiça à família de Cássio.
