POLÍCIA
Operação Mute no Acre apreende celulares e objetos ilícitos em presídios

A 8ª fase da Operação Mute, realizada em 30 de junho, resultou na apreensão de diversos objetos ilícitos em presídios do Acre. Em ação conjunta da Polícia Penal do Acre, Polícia Penal Federal, Polícia Militar, e divisões especializadas do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), como a Dpoe, DOC e Dsoe, foram revistadas as penitenciárias de Rio Branco e Sena Madureira. Alunos do Curso de Formação de Agente de Polícia Penal em estágio também participaram.
A operação, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), objetiva combater organizações criminosas e reduzir a comunicação ilegal entre presos e o mundo externo. Foram apreendidos seis celulares, carregadores, chips, materiais perfurocortantes e “teresas” (cordas artesanais usadas em tentativas de fuga).
Segundo o diretor operacional do Iapen, Tiênio Costa, a apreensão de cada aparelho contribui para a prevenção de crimes coordenados de dentro dos presídios. O chefe da Dpoe, João Paulo Mendes, destacou o foco na desarticulação da comunicação entre facções criminosas. A Operação Mute, realizada periodicamente em todo o país, demonstra o contínuo esforço das autoridades para conter o avanço da criminalidade organizada a partir do sistema prisional.
