POLÍCIA
Operação No Pain No Gain: Polícia Federal desarticula organização criminosa e apreende bens de luxo provenientes da lavagem de dinheiro no tráfico de drogas
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a operação No Pain No Gain, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. A ação resultou na prisão de um grupo que acumulava imóveis e carros de luxo provenientes da lavagem de capitais.
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados, sendo nove de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Além disso, foram realizadas medidas de sequestro e indisponibilidade dos bens adquiridos com dinheiro proveniente do tráfico.
A operação mobilizou cerca de 38 policiais federais nos estados do Acre, Minas Gerais e Piauí. Durante as investigações, foi identificado um amplo grupo criminoso responsável pelo fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk) e cocaína para traficantes em diversas regiões.
No decorrer das apurações, ficou evidente que o grupo utilizava a lavagem de dinheiro como forma de ocultar seus lucros ilícitos. Imóveis luxuosos e veículos foram adquiridos como parte desse esquema. As contas bancárias envolvidas no esquema e o patrimônio obtido ilegalmente foram bloqueados por determinação judicial.
Essa operação é um desdobramento da Operação Bayerische, realizada em dezembro de 2022, que teve como objetivo desarticular uma parcela do grupo criminoso responsável pelo abastecimento de entorpecentes na capital. Durante as investigações, descobriu-se que diversos indivíduos estavam envolvidos no envio do material entorpecente, incluindo um empresário do ramo da construção civil.
“A ação da Polícia Federal representa mais um passo na luta contra o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro, buscando desmantelar organizações criminosas e recuperar os recursos ilícitos”, finaliza a instituição.