POLÍCIA
Operação Prensa: PF destrói 223 balsas de garimpo ilegal e reforça combate à contaminação dos rios amazônicos
A Polícia Federal está realizando a “Operação Prensa” no Amazonas, uma ação que já resultou na destruição de 223 balsas de garimpos ilegais desde o início da operação, na segunda-feira, dia 20. O foco da operação é combater atividades criminosas que prejudicam os rios da região, e, por isso, não há um prazo definido para a sua conclusão.
Nos quatro primeiros dias de ação, os agentes da PF percorreram os rios Madeira, Aripuanã e Manicoré, eliminando equipamentos de extração que operavam sem autorização. Essa operação conta com a colaboração de órgãos importantes como a FUNAI e o IBAMA.
O garimpo ilegal representa um dos maiores desafios enfrentados nas áreas remotas do país. Durante o processo de extração, substâncias tóxicas como mercúrio e cianeto são utilizadas, resultando em contaminação dos rios e colocando em risco a saúde das comunidades que dependem dessas águas para sua sobrevivência. Além disso, essa prática criminosa frequentemente leva à invasão de territórios indígenas, ameaçando não apenas o meio ambiente, mas também os direitos e a cultura dos povos originários.
A “Operação Prensa” é um passo importante na luta contra essas atividades nocivas e busca preservar tanto a biodiversidade da Amazônia quanto a saúde das comunidades locais.