Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Operação Triunvirato: Delegado é preso por corrupção em Humaitá

Publicado em

A Polícia Federal desmantelou nesta quinta-feira (21) um esquema criminoso que envolvia a venda ilegal de bens apreendidos, propina e lavagem de dinheiro em Humaitá, Amazonas. A Operação Triunvirato, que culminou na prisão de um Delegado de Polícia Civil, expôs um esquema de corrupção que contava com a participação de um Secretário Municipal de Infraestrutura e um advogado.

O grupo criminoso, que atuava a partir da Delegacia da Polícia Civil em Humaitá, desviava e comercializava bens apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, incluindo madeira e cassiterita. Os proprietários dos carregamentos apreendidos, através do advogado, pagavam propina para reaver seus bens, parte dela destinada ao Delegado investigado.

Continua depois da publicidade

Para dar aparência de legalidade, os envolvidos simulavam a destinação dos bens apreendidos à Secretaria Municipal de Obras. A investigação revelou também a venda ilegal de três toneladas de cassiterita, minério de estanho, que estavam sob custódia da Polícia Civil.

A operação resultou em 11 mandados de busca e apreensão, além da prisão preventiva do Delegado de Polícia. O sequestro de bens, estimados em R$ 10 milhões, também foi determinado.

Continua depois da publicidade

Os envolvidos responderão por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes que podem resultar em penas de até 34 anos de prisão. A operação, que ocorreu em Manaus, Itacoatiara e Humaitá, visa desarticular completamente o grupo criminoso e garantir a justiça.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement