POLÍCIA
Pesqueiro de Betão, que fica na Transacreana, é invadido por criminosos
Pelo menos dois homens foram presos em flagrante no início deste fim de semana tentando roubar peixes da Fazenda Piracema, localizada na Estrada Transacreana, distante cerca de 15 quilômetros do centro urbano de Rio Branco (AC). Não era uma pescaria recreativa ou para subsistência, concluiu a Polícia Civil, que investiga o caso.
A fazenda pertence ao empresário e pecuarista Edilberto Afonso Moraes, o ”Betão”, onde há um pesqueiro com várias espécies de pescados e os homens que invadiram a propriedade se preparavam para roubar pelo menos 150 quilos de peixes ainda vivos e frescos e pegados na hora, num dos açudes do local.
Esta não seria a primeira vez que ocorrências do tipo seriam registradas no local. Como os furtos eram de pequena monta, o proprietário da Fazenda os tolerava e não se importava, já que compreendia que os pescadores agiam por necessidade. Mas, na noite de sexta-feira (10), a situação foi diferente.
Os ladrões chegaram com equipamento de pesca profissional, com uma malhadeira que chegaram a atravessá-la no açude e passaram a agir. Foi quando um funcionário da propriedade viu e deu alerta ao proprietário, que chamou à polícia.
Os policiais encontraram pelo menos 150 quilos de peixes, como piaus, tambaquis e matrichãs, curimatãs, e tambacus – todos de grande aceitação no mercado, presos na malhadeira. Os criminosos permaneceram em silêncio, mas a suspeita da polícia é de que o roubo teria fins comerciais.
Os criminosos foram conduzidos à Delegacia Central de Flagrantes (Defla). Devem ir à audiência de custódia.