Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

PF deflagra operação contra tráfico aéreo no Acre: CNHs falsas eram usadas para comprar passagens para o Nordeste

Publicado em

Rio Branco/AC – A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (16/12) a Operação Queda Livre, visando desmantelar um esquema de tráfico de drogas interestadual que utilizava voos comerciais regulares saindo do Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, com destino a diversos estados, incluindo o Nordeste.

Seis mandados judiciais foram cumpridos ao mesmo tempo em Rio Branco (AC) e João Pessoa (PB): cinco de busca e apreensão e um de prisão preventiva, todos expedidos pelo Juízo Estadual da Vara de Garantias do Tribunal de Justiça do Acre.

Continua depois da publicidade

A investigação começou com a identificação de um grupo narcotraficante ligado a uma facção conhecida no estado, que contava com a ajuda de um funcionário de empresa terceirizada do aeroporto para enviar entorpecentes por voos comerciais. Durante as apurações, a PF apreendeu duas remessas de cocaína somando cerca de nove quilogramas, retirando o produto de circulação e causando prejuízo à organização.

Um dos pontos chave do esquema foi descoberto durante as investigações: a emissão de CNHs digitais falsas, usadas por traficantes para comprar passagens aéreas e embarcar com identidades falsas, evitando a identificação por órgãos de controle aeroportuário.

Continua depois da publicidade

A coordenação toda da operação criminosa era feita de dentro do sistema prisional: o líder do grupo tinha acesso clandestino a celulares e comandava toda a logística do tráfico.

As apurações continuam para identificar outros possíveis integrantes do esquema. Os infratores poderão responder por crimes de tráfico de drogas, associação para tráfico, organização criminosa, falsificação e uso de documentos falsos.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement