Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

PF é acionada para recapturar acreanos ligados ao CV que fugiram de presídio federal

Publicado em

A Polícia Federal (PF) está em ação para localizar e capturar os criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV) que conseguiram fugir da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Essa fuga marca um acontecimento inédito na história dos presídios de segurança máxima.

Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, conhecido pelos apelidos de “Querubim”, “Chapa”, “Cabeça de Martelo” ou “Martelo”, e Deibson Cabral Nascimento, também conhecido como “Tatu”, “Deisinho” ou “Deicinho”.

Há três semanas, líderes do Comando Vermelho e outros detentos considerados chefes de facções foram transferidos de presídios federais. Entre os transferidos estavam nomes conhecidos como Fernandinho Beira-Mar e Marcinho VP.

Continua depois da publicidade

Fernandinho Beira-Mar, por exemplo, foi escoltado por avião do presídio de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, até Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A Fuga

A fuga ocorrida nesta quarta-feira, 14, é um evento sem precedentes no sistema penitenciário federal. Pela primeira vez na história, todas as cinco unidades de segurança máxima do sistema foram afetadas por fugas simultâneas. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, está a caminho de Mossoró-RN para coordenar as ações necessárias visando a recaptura dos fugitivos e a investigação minuciosa das circunstâncias que levaram a essas fugas em massa.

De acordo com informações obtidas, os dois detentos conseguiram escapar da penitenciária ao criar uma abertura no teto de suas celas durante o período de banho de sol. Um dos fugitivos é conhecido pelos apelidos “Tatu” ou “Deisinho” e possui um histórico criminal com 34 processos em seu nome, incluindo crimes como formação de quadrilha, tráfico de drogas e roubo. O outro detento, identificado como Rogério, está enfrentando processos por homicídio qualificado, roubo e violência doméstica. É importante ressaltar que ambos possuem vínculos com a facção criminosa conhecida como Comando Vermelho.

Esses dois detentos foram transferidos para Mossoró em 27 de setembro de 2023 e deveriam permanecer na unidade prisional até 25 de setembro de 2025.

Além da unidade de Mossoró, o Sistema Penitenciário Federal possui outras quatro unidades localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

Continua depois da publicidade

A penitenciária de Mossoró, inaugurada em 3 de julho de 2009, está localizada a 277 quilômetros da capital Natal. A unidade foi projetada para abrigar até 208 presos e segue o modelo das unidades de segurança máxima dos Estados Unidos, conhecidas como “Supermax”, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress