Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

PF prende quadrilha que falsificava documentos da Ufac para ‘falsos médicos’

Publicado em

A Polícia Federal realizou na Operação Catarse e prendeu membros de uma quadrilha especializada na falsificação de diplomas de Medicina. Entre instituições de ensino afetadas, a Universidade Federal do Acre (Ufac) está incluída.

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibido no domingo (2), revelou que a quadrilha falsificava os diplomas com o intuito de obter registros médicos e vendê-los a falsos profissionais da área. O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) apreendeu pelo menos 65 registros obtidos mediante documentação falsa.

Continua depois da publicidade

De acordo com as investigações, os falsos médicos desembolsavam até R$ 400 mil para adquirir os diplomas falsificados. O delegado da Polícia Federal Francisco Guarani afirmou que “a investigação conseguiu apontar que de fato existia uma estrutura empresarial nessa venda de diplomas falsos e históricos escolares falsos.”

Além disso, a reportagem destacou que muitos dos investigados, munidos de documentos falsos, conseguiram se passar por profissionais formados e conseguiram empregos, principalmente em prefeituras. A quadrilha era capaz de criar documentos extremamente similares aos originais, copiando o material de fabricação, o logotipo da universidade e até a assinatura do reitor.

Continua depois da publicidade

Em junho, a Polícia Federal efetuou a prisão de três pessoas acusadas de participação na quadrilha, sendo elas Valdelírio Barroso Lima, Reinaldo Santos Ramos e Francisco Gomes Inocêncio Junior, este último sendo médico. No entanto, Ana Maria Monteiro Neta, apontada como líder do grupo, encontra-se foragida.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement