POLÍCIA
PM baleada no Méier por ex-namorado, também policial militar, segue internada em estado grave
A sargento Aline Guizarra Costa, de 46 anos, que foi atingida por quatro tiros disparados por seu ex-namorado, também PM, na noite desta quinta-feira, no Méier, segue internada em estado grave no Hospital municipal Salgado Filho, no mesmo bairro. O cabo Paulo Afonso Macedo Martins foi preso na madrugada desta sexta-feira por por tentativa de feminicídio. O agente também foi autuado por dirigir um veículo sem placa no momento da abordagem.
O crime aconteceu quando Aline se dirigia ao Salgado Filho, um dos locais onde trabalhava. Os disparos atingiram a policial no braço esquerdo, no ombro direito, na perna direita e no abdômen. Martins fugiu após o crime numa motocicleta.
Aline, que é lotada no Hospital Central da PM, chegou ao hospital lúcida e foi submetida a uma cirurgia nesta quinta-feira. A agente passará por uma avaliação com um neurocirurgião nesta sexta-feira. Ela segue entubada, em estado grave.
Martins, também lotado no HCPM, foi capturado por uma equipe do 1º Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Com o PM, foram apreendidas duas pistolas e munição. De acordo com amigos e parentes da vítima, ele teria cometido o crime em represália ao fim de um breve relacionamento com Aline.
A 1ª DPJM, que é subordinada à Corregedoria da Polícia Militar, instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias do crime. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio na 23ª DP (Méier). O policial foi levado para a delegacia.
Estado no topo de tentativas de feminicídio
Dados do Anuário de Segurança Pública de 2023 apontam o Rio no topo do ranking nacional de tentativas de feminicídio nos anos de 2021 e 2022, quando houve, respectivamente, 264 e 293 casos registrados. Além disso, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio, 122 casos foram registrados nos cinco primeiros meses deste ano.