POLÍCIA
PM diz que vai investigar conduta de policiais que teriam recusado ajuda a motorista de caminhão sequestrado
A Polícia Militar informou que será aberto um “procedimento apuratório” pelo 41ºBPM para investigar a conduta dos policiais militares que teriam negado ajuda a um motorista que teve o caminhão carregado com equipamentos eletrônicos sequestrado na noite desta sexta-feira quando passava pela Rodovia Presidente Dutra, na altura de São João de Meriti. A carreta foi interceptada e levada para uma favela no Complexo do Chapadão, como mostrou o RJTV, da Globo.
De acordo com a reportagem, depois de saquear a carga, os bandidos liberaram o motorista. Como o veículo ficou atolado na lama, ele precisou pedir socorro. Um diretor da empresa informou que ele pediu ajuda a PMs que estavam na entrada do Complexo do Chapadão, mas teria sido orientado pelo agentes a voltar para a favela, sem o apoio policial.
Diante da negativa, conforme o relato desse diretor, ele mesmo teria negociado com os bandidos a liberação do caminhão, que só foi retirado da favela no começo da manhã deste sábado, com ajuda de um guincho.No início da tarde, o motorista foi ouvido na 39ªDP (Pavuna).
De acordo com o relato do motorista, ao ser interceptado pelos bandidos, um deles entrou na cabine e o obrigou a seguir até o Complexo do Chapadão. No caminho, a carreta, que é monitorada por satélite, foi bloqueada. Sob ameaça, o motorista fez contato com a empresa para fazer o desbloqueio do caminhão, que foi levado para a comunidade, onde a carga teria sido saqueada .
A nota da PM confirma que a vítima recorreu à ajuda dos policiais e que a guarnição informou que por se tratar de área conflagrada, não poderia entrar para retirar o veículo durante a madrugada. “No período da manhã os policiais entraram para retirar o referido veículo, que estava sendo removido por um reboque da empresa responsável pelo mesmo”, informava o texto.
Já a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna). “A vítima e os policiais militares foram ouvidos. Diligências estão em andamento para esclarecer todos os fatos”, informou a nota.
Confira a íntegra da nota da PM:
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que na madrugada deste sábado (29/04), policiais militares do 41° BPM (Irajá) foram acionados para um roubo de veículo na favela da Ficap, no bairro da Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com o comando da unidade, os agentes foram acionados por um transeunte que alegou ter sido vítima da abordagem de criminosos, enquanto dirigia o seu caminhão pela Av. Presidente Dutra. O mesmo foi levado para o interior da referida localidade sendo liberado pelos criminosos e solicitando apoio da viatura do 41° BPM. Procurada, a guarnição informou que por se tratar de uma área conflagrada, não poderia retirar o veículo durante o horário da madrugada. No período da manhã os policiais entraram para retirar o referido veículo, que estava sendo removido por um reboque da empresa responsável pelo mesmo. Cabe ressaltar que no momento da ação criminosa o caminhão encontrava-se sem carga (vazio). O policiamento foi reforçado pelos militares que acompanham a retirada do veículo que foi transportado até a delegacia da região. *Os fatos narrados serão alvo de um procedimento apuratório instaurado pelo comando do 41° BPM.”