POLÍCIA
PM usa bombas de gás contra ocupação de prédio abandonado em SP

A Polícia Militar de São Paulo utilizou bombas de gás para desocupar um prédio público abandonado na Liberdade, centro da capital paulista, que havia sido tomado durante uma manifestação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) na manhã deste domingo (7/9).
O edifício, localizado na rua Thomaz Gonzaga, teria sido ocupado por cerca de 300 pessoas. O objetivo do protesto seria chamar a atenção das autoridades sobre a falta de moradia popular na cidade. A ação ocorreu de forma coordenada em outras 17 cidades do país.
De acordo com o MLB, a policiais do Batalhão de Choque já estavam no local desde 6h30 da manhã e interviram no protesto pacífico, fazendo disparos de efeito moral para esvaziar o prédio e a manifestação do lado de fora.
Pelo menos 25 PMs participaram da ação. Eles contaram com o apoio de um veículo blindado do Choque e de escudos balísticos.
Integrantes do MLB afirmam que, além de São Paulo, houve episódios de violência por parte da Polícia Militar em Goiânia e Rio de Janeiro, com agressões a mulheres e crianças.
O Metrópoles questionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) paulista sobre o ocorrido na capital. Até o momento da publicação não houve retorno. O espaço segue aberto.
