POLÍCIA
PMs do 2° Batalhão agem rápido e evitam morte de jovem em Rio Branco
Policiais militares da Rádio Patrulha 205 conseguiram evitar que um jovem de 19 anos tirasse a própria vida, na madrugada deste domingo (17), dentro de uma residência na Travessa Vovó Eugenia, no bairro Cidade Nova, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.
Os soldados Eliúde Vieira de Matos Silva e Addyson Thiago Silva Mendonça, sob o comando do sargento Fábio de Oliveira Barbosa, estavam em um patrulhamento de rotina pela região quando receberam, via Copom, que uma pessoa estava tentando suicídio dentro de uma residência na Travessa Vovó Eugenia.
Em uma ação rápida, os militares conseguiram chegar no local indicado e evitaram que um jovem de 19 anos tirasse a vida por enforcamento. Ao chegarem no local, os PMs encontraram vítima sendo agarrada pelo companheiro dele tentando evitar a morte. O PM Addyson conseguiu levantar a vítima e Eliúde cortou a corda. A vítima caiu no assoalho de madeira da casa e recebeu ajuda dos militares, que em seguida acionaram e aguardaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou os primeiros atendimentos médicos e encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito Distrito, onde o rapaz passou por exames e tomou medicação adequada.
Ainda segundo informações, o jovem estava aparentemente alcoolizado e também com um quadro grave de depressão, pois apresentava muitas escoriações pelo corpo feitas por ele mesmo. Uma ação rápida e corajosa dos dois soldados conseguiu enviar que a depressão levasse a vida de mais um jovem na periferia de Rio Branco.
Os PMs relataram que saíram dessa ocorrência com a sensação de dever cumprido e também por oportunizar ao jovem mais uma chance de vida e de mudar os próprios caminhos.
O que é a depressão
A depressão é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Mal do Século”. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.
O tratamento é feito com auxílio médico profissional, por meio de medicamentos, e acompanhamento terapêutico conforme cada caso. O apoio da família é fundamental.
Está presente na literatura médica e científica mundial que a depressão também incita alterações fisiológicas no corpo, sendo porta de entrada para outras doenças. Pessoas acometidas por depressão podem, além da sensação de infelicidade crônica e prostração, apresentar baixas no sistema de imunidade e maiores episódios de problemas inflamatórios e infecciosos. A depressão, dependendo da gravidade, pode desencadear, também, doenças cardiodasculares, como enfarto, AVC e hipertensão.
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, além das opções chat e e-mail pelo site https://www.cvv.org.br/.