Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Polícia Civil realiza emissão de Carteira de Identidade para Indígenas Puyanawa no Acre

Publicado em

Durante esta semana, a Polícia Civil do Acre (PCAC), em colaboração com o Tribunal de Justiça (TJAC), promoveu um importante serviço de emissão de Carteira de Identidade para a comunidade indígena Puyanawa no município de Mâncio Lima. Essa ação conjunta resultou na realização de 335 pedidos da Carteira Nacional de Identificação, demonstrando o compromisso em garantir o acesso à cidadania mesmo em regiões remotas.

A ação visa celebrar a inclusão do nome da etnia Puyanawa no nome dos indígenas da aldeia. O atendimento aconteceu na Escola Estadual Indígena Ixubay Rabui Puyanawa e foi marcado por uma calorosa recepção da comunidade. Os Puyanawa, em sua língua, deram as boas-vindas à equipe com uma cerimônia repleta de música e dança, anunciando “Mawiki Xawiki”.

A Terra Indígena Puyanawa abriga 205 famílias e um total de 749 habitantes. Para muitos deles, a obtenção da Carteira de Identidade representa um passo fundamental na garantia de seus direitos e acesso a serviços essenciais.

Continua depois da publicidade

“Essa parceria entre a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça demonstra como a cooperação interinstitucional pode superar obstáculos, como a escassez de recursos humanos, para atender às necessidades da população. Os mutirões de atendimento levam os serviços de cidadania da Segurança Pública diretamente às comunidades indígenas, reduzindo os custos operacionais e garantindo que as demandas locais sejam atendidas de maneira eficaz”, explicou o diretor do Instituto de Identificação da PCAC, Júnior César da Silva.

Júnior César da Silva ressalta ainda que está ação também foi um compromisso que delegado-geral da PCAC, Henrique Maciel atendendo a um pedido especial do cacique Joel Puyanawa. Os atendimentos realizados em regiões remotas, como a Terra Indígena Puyanawa, ampliam o alcance da instituição, demonstrando o comprometimento das autoridades em garantir a inclusão e o acesso aos direitos civis, independentemente da localização geográfica.

O sucesso dessa iniciativa destaca a importância de parcerias entre órgãos governamentais e comunidades indígenas, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e o respeito à diversidade cultural no estado do Acre.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress