POLÍCIA
Polícia Civil realiza palestra em Escola Pública sobre o tema “Assédio Sexual” em Rio Branco
A Polícia Civil do Acre por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NUCRIA) realizou na última segunda-feira, 27, palestra sobre o tema: Assédio Sexual para alunos da Escola Presbiteriana João Calvino, localizada na Avenida Ceará, região central.
A Palestra foi atendida pelo Coordenador do NUCRIA, Alberto Dalacosta, a pedido da própria escola por meio ofício a instituição. A Palestra teve como publico alvo os alunos dos períodos matutino e vespertino totalizando 13 salas, com início as 07:30hs e término as 16:50hs.
No evento estavam presentes o corpo docente da escola: Diretora da Escola Fátima Ferreira, Diretor Administrativo Lucas Ramon, Coordenadora de Ensino Rosana Paiva, Assistente Social Maisa Melo e Psicóloga Naira Fernandes.
As palestras foram proferidas pelas EPc’s Francisca Wanylle Lopes da Frota Alencar Melo e Cristina Amélia Mubarac de Souza, levando aos alunos adolescentes conhecimento para identificar situações de abuso sexual, de como se comportar e levar a conhecimento da Justiça, também foram tiradas, a pedido dos próprios alunos, dúvidas e explicações sobre tipos de abuso sexual.
Oportunidade em que foi esclarecido aos adolescentes que, o abuso sexual acarreta danos severos e duradouro numa criança e adolescente, repercutindo diretamente em sua vida adulta, e danificando sua linha natural de desenvolvimento como criança e adolescente.
Também foi explicado da importância dos familiares da Escola no papel de combate ao abuso sexual em face da criança e do adolescente, onde o assunto não deve ser esquecido ou dado como de menor importância, onde a palavra da vítima tem valor e deve ser acolhida.
Durante o evento, uma aluna se dirigiu a psicóloga da escola, e de forma reservada, revelou que foi vitima de abuso sexual, narrando a aluna para a psicóloga todo o abusou que sofreu, episódio que será levado para apuração no NUCRIA.
Em data a ser confirmada, o NUCRIA também irá conversar com o corpo docente da escola para saberem como se comportar e agir numa situação que o aluno relata que foi vítima de abuso sexual.
E, dado a repercussão positiva do evento, e a receptividade e interesse dos adolescentes pelo tema, o NUCRIA criará um calendário de palestras aos alunos das escolas da capital para informar sobre o Abuso Sexual, como identificar e se comportar.