RIO BRANCO (AC), 09 de fevereiro de 2026 – A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), concluiu que Elenildo de Oliveira Dantas, de 19 anos, conhecido popularmente como “De Menor”, foi o responsável pelo homicídio de Genilson Bonfim Mendonça Júnior, de 23 anos, ocorrido no bairro Belo Jardim. O suspeito foi detido na semana passada no bairro Papouco, em cumprimento a mandado de prisão preventiva.
O crime, que aconteceu no início da noite de 10 de agosto do ano passado, vitimou o pintor Genilson, que havia saído de casa para comprar cigarros em um estabelecimento da Rua 15 de Novembro. Enquanto aguardava atendimento sentado em sua bicicleta, um veículo preto se aproximou e um dos ocupantes efetuou disparos. A vítima foi atingida nas costas e no lado esquerdo do tórax, tentou fugir em direção a um beco próximo, mas caiu e morreu no local.

A região do Belo Jardim é considerada de alto risco, marcada por disputas territoriais ligadas ao tráfico de drogas. Sete dias após o homicídio, o suspeito protagonizou um assalto na mesma área e, durante a perseguição pela Polícia Militar, envolveu-se em troca de tiros. Ele foi atingido no ombro por disparo de fuzil. Um adolescente de 16 anos, que o acompanhava em uma motocicleta, também foi baleado e morreu após cair do veículo e sofrer traumatismo craniano.
Testemunhas já haviam indicado “De Menor” como autor do crime desde o início das investigações. A confirmação veio após exame de balística, que identificou que o revólver calibre 38 apreendido com o suspeito durante a ocorrência do assalto foi o mesmo utilizado no homicídio de Genilson.
Atualmente, o réu permanece custodiado no Complexo Penitenciário de Rio Branco e está à disposição da Justiça. Ele será apresentado à Vara do Tribunal do Júri para audiência de instrução e julgamento, na qual será definida a pronúncia para julgamento popular. Devido ao fato de estar preso e ser considerado de alta periculosidade, há previsão de que o processo seja concluído ainda neste semestre.









