POLÍCIA
Polícia Federal desmantela esquema de tráfico internacional e lavagem de dinheiro na fronteira do Acre

Epitaciolândia/Brasileia, Acre – A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (13), a Operação Mater Criminis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, que atuava na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. As ações se concentraram nos municípios de Epitaciolândia e Brasileia, no Acre.
De acordo com a PF, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. As investigações revelaram que o grupo criminoso era responsável pela entrada de entorpecentes provenientes do Peru, que eram distribuídos nos estados do Acre e Rondônia. Os lucros obtidos com o tráfico eram lavados por meio de atividades comerciais e movimentações financeiras suspeitas, visando ocultar a origem ilícita dos recursos.
Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante: uma por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e outra por posse de arma de uso restrito. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a análise das atividades financeiras do grupo.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além dos delitos relacionados ao porte e posse de armas. A Operação Mater Criminis representa um duro golpe contra o crime organizado na região de fronteira, demonstrando o compromisso da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.









