Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Polícia Federal lança Operação contra invasores e desmatadores no Acre; floresta está ameaçada

Publicado em

ACRELÂNDIA, ACRE – Em uma ação coordenada na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Vereda, cumprindo mandados de busca e apreensão contra suspeitos de invadir e desmatar ilegalmente a Reserva Legal Coletiva do Projeto de Assentamento Extrativista Porto Dias, em Acrelândia, Acre.

A investigação revelou que a área, destinada à subsistência de famílias assentadas através da exploração sustentável e regulamentada por um plano de manejo aprovado, tem sido alvo de ocupações violentas. O objetivo dos invasores é claro: ocupar ilegalmente, criar loteamentos clandestinos e lucrar com a venda dos lotes.

Continua depois da publicidade

Essa atividade criminosa não só compromete a função socioambiental do assentamento, como também causa danos ambientais graves e prejudica as famílias extrativistas que dependem da floresta para sobreviver.

A situação é alarmante, com relatos de ameaças contra os moradores legítimos, incluindo crianças. A prática de loteamento clandestino agrava a degradação ambiental e dificulta a permanência dos extrativistas que cumprem seu papel social. Análises técnicas de imagens de satélite e investigações de campo confirmaram a derrubada recente de vegetação nativa e a construção irregular de barracos e cercas.

Continua depois da publicidade

Paralelamente à Operação Vereda, foi deflagrada a Operação Usurpare IV, uma incursão ostensiva na área de Reserva Legal do assentamento. O objetivo é reafirmar a presença do Estado, coibir crimes ambientais, identificar suspeitos e realizar apreensões e prisões em flagrante.

Essas operações são parte de um esforço contínuo da Polícia Federal para prevenir e combater queimadas e desmatamentos em áreas de floresta pública na Amazônia. A PF reafirma seu compromisso institucional com a preservação da floresta, a proteção das famílias extrativistas e a responsabilização dos infratores.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement