POLÍCIA
Polícia Federal resgata oito trabalhadores rurais que viviam em situação análoga a escravidão no interior do Acre

A operação “Claver” foi deflagrada entre os dias 7 e 11/08 e contou com a ação da Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre e o Ministério do Trabalho do Acre, onde fez o resgate de oito trabalhadores rurais, que estavam em condições análogas à escravidão, entre os resgatados havia dois adolescentes.
A ação foi desencadeada após as autoridades receberem denuncias pelos três órgãos, sobre a situação degradante de trabalhadores em diversas propriedades cercadas de mata fechada, em fazendas que passam pelos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano.
Quando a polícia chegou ao local, encontraram os trabalhadores sem água potável, não tinha equipamentos de segurança para realizarem as funções direcionadas à eles. As casas e a comida estavam em condições precárias, com jornadas exaustivas e sem formalização na carteira de trabalho.
Os gerentes e os proprietários das terras foram autuados e multados pelo Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre e pelo Ministério do Trabalho do Acre, em decorrência do descumprimento de diversas normas trabalhistas.
A pena prevista para o crime de redução à condição análoga à de escravo é de oito anos de reclusão e multa, além de pena correspondente à violência e escravidão.
A Polícia Federal escolheu o nome Clave, em alusão a São Pedro Claver, missionário e protetor dos escravos.
