POLÍCIA
Polícia Federal retorna a Guajará (AM) para novas diligências na Câmara Municipal

A Polícia Federal (PF) realizou novas diligências em Guajará, município amazonense localizado a 16 quilômetros de Cruzeiro do Sul (AC), nesta segunda-feira (5). Desta vez, a ação ocorreu na Câmara Municipal, sem que até o momento haja informações oficiais sobre o objetivo da operação ou os itens apreendidos. Nem a PF, nem a mesa diretora da Câmara se pronunciaram sobre o assunto.
Esta ação sucede a Operação Embarque Fantasma, realizada em 1º de abril, que investigava desvio de verbas públicas em Guajará por meio do pagamento de passagens aéreas que, supostamente, nunca foram emitidas. A operação resultou na apreensão de documentos e na condução coercitiva de uma secretária municipal e de um empresário do ramo de turismo com atuação no Acre e Amazonas.
A investigação revelou que, entre 2017 e 2021, a empresa em questão emitiu, em conjunto com a prefeitura de Guajará, um número de passagens aéreas superior ao emitido na capital amazonense, Manaus, apesar de Guajará possuir uma população 131 vezes menor.
Ainda não há confirmação se a visita da PF à Câmara Municipal se relaciona diretamente com a Operação Embarque Fantasma, ou se trata de um desdobramento da investigação sobre o pagamento irregular das passagens aéreas. A falta de informações oficiais mantém o caso cercado de mistério e aguarda esclarecimentos por parte das autoridades.
