POLÍCIA
Polícia Militar recupera gado roubado e prende suspeitos em ação na zona rural de Porto Acre

Uma ação conjunta das equipes da Força Tática do 2º e 3º Batalhão da Polícia Militar do Acre resultou na recuperação de um grande rebanho de gado roubado e na condução de vários suspeitos envolvidos em um assalto a uma fazenda, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (29), no Ramal Jarbas Passarinho, km 13 da AC-10, zona rural de Porto Acre.
De acordo com informações da polícia, o crime aconteceu por volta das 4h30 da manhã, quando o proprietário da fazenda, Evandir José Gonçalves, e seus funcionários foram rendidos por criminosos armados e mascarados. As vítimas foram amarradas e mantidas em cárcere privado sob ameaças constantes, enquanto os assaltantes carregavam o gado em dois caminhões boiadeiros, um de cor cinza e outro vermelho.
Durante o assalto, os criminosos roubaram cerca de 150 cabeças de gado, além de duas motocicletas — uma Yamaha/YBR 125 Factor branca e uma Honda/Biz —, três motosserras, selas de cavalo e ferramentas de trabalho. Posteriormente, o fazendeiro ainda percebeu movimentações bancárias indevidas em sua conta, totalizando aproximadamente R$ 43 mil em transferências e compras de créditos.
Após o registro da ocorrência, equipes da Força Tática do 2º e 3º BPM iniciaram uma série de diligências que levaram à localização de parte do gado roubado em um curral no Ramal da Palheira, km 9 da AC-40. O local funcionava como um boitel — espaço usado para guarda e engorda de animais.
No endereço, os policiais encontraram vários suspeitos envolvidos na compra e transporte do gado. As investigações preliminares apontam a existência de uma rede de receptação, chefiada por dois indivíduos — entre eles, um homem conhecido pelo vulgo “Nego” —, responsável por revender os animais furtados a pecuaristas da região.
Além do gado, a PM também recuperou as duas motocicletas roubadas durante o crime. Todos os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil continuará com as investigações para identificar e prender os demais integrantes da quadrilha responsável pelo assalto na zona rural de Porto Acre.