POLÍCIA
Polícias do Acre capturam foragido condenado por quatro homicídios e cinco tentativas
Uma ação conjunta das polícias Civil, Militar e Federal do Acre resultou, no último domingo (8), na prisão de Ruslan Rodrigues de Souza, de 33 anos, conhecido como “Gringo”. O homem era procurado por envolvimento em uma chacina que aconteceu em 2018, na cidade de Assis Brasil, no Acre, e que deixou quatro mortos e cinco feridos.
A operação, que contou com o apoio de autoridades peruanas, foi considerada um marco na cooperação entre os sistemas de segurança do Brasil e do Peru no combate ao crime organizado na região de fronteira.
De acordo com as investigações, Ruslan fazia parte de uma facção criminosa que, na noite de 2 de julho de 2018, rendeu e atirou contra nove pessoas em Assis Brasil. Somadas, as penas aplicadas aos envolvidos no crime ultrapassam 318 anos de prisão. No entanto, após ser condenado, “Gringo” fugiu para o Peru, onde estava foragido desde então.
Nas últimas semanas, a Polícia Civil do Acre (PCAC) recebeu informações de que o foragido havia cometido um roubo na cidade peruana de Iñapari, próxima à fronteira com o Brasil. Após monitoramento e investigação, os agentes descobriram que ele circulava livremente na região. As autoridades peruanas foram acionadas, e a prisão foi efetuada.
Considerado de alta periculosidade, “Gringo” foi entregue às autoridades brasileiras em um procedimento que contou com o suporte das polícias Federal e Militar. Ele está detido e à disposição da Justiça, onde responde pelos crimes de quatro homicídios e cinco tentativas de homicídio.