A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou em Roraima a maior apreensão de mercúrio já registrada em toda a sua história. A ação aconteceu na BR-174 e representa um duro golpe no esquema de abastecimento do garimpo ilegal na região Norte.
A abordagem foi realizada no km 521 da rodovia, durante um policiamento estratégico voltado para o combate a crimes transnacionais. Os agentes deram ordem de parada a um veículo que seguia na direção da fronteira com a Venezuela, mas o condutor não obedeceu e iniciou uma fuga.
A perseguição durou cerca de 40 km até que o motorista perdeu o controle do automóvel e saiu da pista. Ele conseguiu fugir em direção à mata e até o momento não foi localizado pelas autoridades.
Dentro do veículo, os policiais encontraram aproximadamente 400 kg de mercúrio, armazenados em 11 recipientes. Todo o material e o carro foram encaminhados para a Polícia Civil, em Boa Vista.
Essa apreensão já é um recorde nacional para a PRF, mas ela não é um caso isolado. Nos últimos 15 dias, o estado já soma mais de 835 kg do metal apreendidos, mostrando a força das operações de fiscalização.
O mercúrio é uma substância altamente tóxica, utilizada massivamente no garimpo ilegal para extrair ouro. Seu uso causa danos irreversíveis, contaminando sol, água e peixes, e colocando em risco principalmente a saúde de populações indígenas, ribeirinhas e comunidades tradicionais.
A ação faz parte da Operação Japurá, coordenada pela Ameripol, que une forças policiais de países da Amazônia para combater o crime ambiental. As iniciativas também seguem as diretrizes do Plano AMAS (Amazônia: Segurança e Soberania), do Governo Federal, que tem como missão proteger o bioma e combater o crime organizado.








