POLÍCIA
PRF intensifica ações em Cruzeiro do Sul, mas reivindicação por base permanente persiste
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as ações em Cruzeiro do Sul, no Acre, com a presença de duas guarnições realizando operações na BR-364. No último dia 31, os agentes realizaram uma prisão por desacato, demonstrando a necessidade de presença da PRF na região.
A atuação da PRF em Cruzeiro do Sul ainda é esporádica, apesar de várias tratativas para a instalação de uma base permanente na cidade. Em 2022, um prédio na Cidade da Justiça, localizado às margens da BR-307, foi definido como local ideal para a instalação da base.
A reivindicação por uma base da PRF em Cruzeiro do Sul é antiga. Em 2016, a Justiça Federal no Acre determinou a instalação de uma unidade descentralizada da PRF no município, atendendo a uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF-AC) que denunciava a “omissão” da União em prestar serviços nas rodovias federais da região. A PRF recorreu da decisão, mas a necessidade de uma base permanente na região se mantém evidente.
Em 2015, o então procurador da República Thiago Pereira já havia enviado recomendação à Superintendência Regional da PRF em Rondônia e Acre, solicitando a implantação imediata dos serviços da PRF em Cruzeiro do Sul para atender a demanda do Juruá.
A presença da PRF em Cruzeiro do Sul demonstra a importância da instituição para a segurança da região. A intensificação das operações e a busca por uma base permanente são passos importantes para garantir a presença constante da PRF e oferecer melhores condições de segurança para os usuários da BR-364.