Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

‘Quase desmaiando’ de frio, mulher pede ajuda em bar e é socorrida com hipotermia

Publicado em

Mulher foi socorrida em lanchonete com hipotermia — Foto: Marcus Viníccius/TV Morena

Os termômetros têm registrados temperaturas abaixo de 10°C em Campo Grande nestes últimos dias, o que coloca o município no topo do ranking das capitais mais geladas do Brasil, conforme os serviços de meteorologia.

E o frio que fazia no início da manhã desta quarta-feira (18), por volta de 5°C segundo a meteorologia, causou hipotermia em uma mulher de 37 anos. Ela chegou uma lanchonete do Jardim Tijuca pedindo cobertor e “quase desmaiando”, como descreveu o comerciante Moisés Martins.

“A moça chegou umas 6h (de MS), pediu um cobertor. Como não tinha na lanchonete, minha esposa pegou minha blusa e colocou nela, uma meia, luva e pedimos para ela sentar para se aquecer, mas acho que ela não aguentou, estava muito frio e pediu para chamar o Samu. Foi o que a gente fez”, conta Moisés. “Ele estava a ponto de chegar desmaiar, de tanto frio que ela estava passando. Graças a Deus deu tudo certo”, descreve.

Continua depois da publicidade

Enquanto esperava por socorro, a mulher falou o endereço dela aos comerciantes. “Nós queríamos proteger ela do frio. Ela veio, sentou aqui, ficamos esperando o socorro chegar”, lembra.

Comerciante conta como mulher chegou no local — Foto: Marcus Viniccíus/TV Morena

Comerciante conta como mulher chegou no local — Foto: Marcus Viniccíus/TV Morena

A mulher foi levada pelo Corpo de Bombeiros com crise de hipotermia para atendimento médico, foi avaliada, medicada e já recebeu alta, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Continua depois da publicidade

Ricardo Rapassi, coordenador do Samu em Campo Grande, explica que a mulher teve uma crise de hipotermia leve.

“É quando a temperatura corporal baixa muito. Pode causar tremores, perda de sensibilidade nas extremidades e, em quadros mais graves, até desorientação”.

Para evitar passar mal por conta do frio, é necessário se agasalhar muito bem, “principalmente as extremidades”. Outra orientação é ingerir líquidos quentes e, em caso de suspeita de hipotermia, pedir ajuda médica.

Continua depois da publicidade
Céu com poucas nuvens em Campo Grande nesta quarta-feira — Foto: Marta Ferreira/TV Morena

Céu com poucas nuvens em Campo Grande nesta quarta-feira — Foto: Marta Ferreira/TV Morena.

Temperatura

Nestes últimos dias de “friaca”, a temperatura em Campo Grande ficou próxima de Curitiba, conhecida por ser uma das cidades mais frias do país, e também da capital de São Paulo, que vive seu dia mais frio desde 1990, conforme o serviço Climatempo.

Conforme o Climatempo, nesta quarta-feira (18), Curitiba marcou 7°C ao amanhecer e Campo Grande 5°C.

Continua depois da publicidade

Os dados de outro serviço de medição dos dados do clima, o Inmet, indicam que ontem Campo Grande foi a segunda capital mais fria no País, com 7°C. Essas são medições objetivas, ou seja, sem considerar a sensação térmica, que é menor quando mais vento faz no lugar.

Medição feita pela estação da Uniderp indica que a capital sul-mato-grossense teve sensação de até dois graus centígrados, na região do Parque dos Poderes, povoada de vegetação.

Friaca no interior

Continua depois da publicidade

De acordo com números do Inmet, Rio Brilhante e Bandeirantes estão entre as cidades que registraram sensação térmica de pouco mais de 1°C nesta quarta-feira em Mato Grosso do Sul. O Instituto não mediu a sensação térmica em Ponta Porã, na fronteira, mas meteorologistas indicam que também se aproximou de 0°C.

Houve geada em Bandeirantes, Sidrolândia e Dourados. Sem chuva, os meteorologistas alertam para baixos índices da umidade relativa do ar, podendo ficar abaixo dos 30%.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement