Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Rio Branco: Abastecimento de água se normaliza gradualmente após retomada da ETA I

Publicado em

Após a retomada do funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, o diretor do Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, anunciou neste sábado (15) que a normalização do abastecimento de água na capital acreana deve ocorrer nos próximos dias.

Enoque detalhou o processo de reativação da ETA I e pediu a colaboração da população para evitar desperdícios e acelerar a chegada da água em todos os pontos da cidade.

Continua depois da publicidade

A primeira região a receber água será a parte alta da cidade, onde o abastecimento foi mais impactado. A partir de amanhã, o bombeamento será retomado para o centro, incluindo a estação experimental, Corpo de Bombeiros, centro e bairro São Francisco.

Enoque enfatizou a importância da consciência no uso da água para acelerar a normalização do abastecimento: “No máximo, em três dias, mesmo com algum desperdício, todos terão água em suas torneiras. Inicialmente, quem mora mais próximo ao reservatório já recebe automaticamente. Então, a gente pede consciência ao usuário: encha sua caixa d’água e feche o registro, para que a água chegue mais rápido ao último da fila.”

Continua depois da publicidade

A Estação de Tratamento de Água (ETA) II também está em processo de reativação e deve voltar a funcionar ainda neste sábado, operando entre 600 e 800 litros por segundo. Até o meio-dia, a ETA II deve atingir a capacidade máxima de 1.000 litros por segundo.

Enoque destacou que os investimentos realizados pelo município no sistema de abastecimento de água minimizam os impactos da crise hídrica: “Inicialmente, não vai mais colapsar. O flutuante é reforçado, uma preocupação do prefeito Bocalom, e fizemos esse investimento desde o ano passado porque sabíamos que o Rio Acre seria violento de novo. Então, a normalização do abastecimento já está acontecendo.”

O diretor do Saerb encerrou a entrevista com uma mensagem de esperança para a população: “Se possível, encha um pouco sua cisterna, feche e passe para o próximo. Agora, a partir de hoje, tá normal”.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement